sábado, 16 de janeiro de 2010

Comigo é no fio do bigode


Dia desses estava almoçando com um amigo querido – muito querido – quando lhe fiz uma promessa:

- Volto a postar no meu blog, – eu disse a ele – se voltar a se dedicar a seu livro.

É importante ressaltar que se trata de um escritor brilhante, que realizou uma pesquisa fantástica para uma obra memorável, da qual compôs apenas alguns capítulos. Outrossim, destaco que anseio pelo dia em que colocarei os pés em uma livraria e me direcionarei imediatamente à prateleira onde ficam expostos os livros mais vendidos para comprar meu exemplar, mesmo que o preço para isso seja reativar um blog adormecido há mais de dois anos – após a escolha de uma carreira que, infelizmente, bloqueou uma pessoa que depende dos textos que escreve para viver.

Fato é que mesmo não sendo contemporânea das práticas contratuais baseadas no fio do bigode, fui criada pela minha mãe – que, apesar de não ter bigode, honra as promessas que faz como quem veste calças. “Quer dever, prometa”, já dizia meu caro Lenine.

Como pessoa de promessas desacreditadas que me tornei, nada posso fazer senão vir por meio deste cumprir o combinado – que não é caro. Orgulhar minha mãe antes de mais nada, é certo. Mas também desprender esforço algum, se comparado à grandiosidade e à nobreza deste ato, que resultará em nada menos que uma das obras mais aguardadas pelo reles mortais que se prostram ao talento deste escritor nato, que há de se provar perante este singelo registro de uma promessa indecente – como em todo contrato em que o proponente se favorece de um jeito ou de outro.

É ganhar, ou ganhar. E, de quebra, provar que não há escolha profissional que seja capaz de calar uma mente desejosa de repostas e um coração incapaz de bater senão pela sincronia com dedos que dançam livres e destemidos com o único propósito de trazer à vida uma folha em branco.

Um comentário:

Elmo SR disse...

Gente... isso não se faz... assim vou ser obrigado mesmo a virar isso tudo aí que você diz que eu sou pra num ficar feio pro seu lado...

nem sei o que dizer... você é foda

te amo